Garantir a satisfação, a segurança e o bem-estar dos clientes faz parte da missão da Posturama. Abaixo, você confere como proceder caso arrepender-se da compra ou não ficar satisfeito com o produto ergonômico adquirido. De acordo com a lei 8078/90 Art. 49 do Código do Consumidor, o consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Devolução de produto por insatisfação e arrependimento
Respeitando o prazo de 7 (sete) dias corridos, contados a partir da data do recebimento do seu produto de ergonomia, você deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor, informando seus dados (nome, telefone, nota fiscal, CPF) e o motivo da devolução. Para garantir que seja possível o processo de devolução, as condições detalhadas abaixo devem ser respeitadas:
Apresentação do documento fiscal de compra.
A mercadoria deve estar intacta e completa em sua embalagem original (ainda que a embalagem tenha sido aberta e o produto montado), com manual de instruções, acessórios, complementos etc.
A empresa providenciará a retirada do produto no local em que foi entregue. O custo de frete com a devolução da mercadoria é de responsabilidade da Posturama.
Caso tenha Inscrição Estadual, deverá emitir uma nota fiscal de devolução, conforme orientação do Serviço de Atendimento ao Consumidor.
Reposição de peças por defeito técnico do produto
Ao receber o produto, certifique-se de que não há defeitos de fabricação, como apoio ou suporte quebrado. Caso não esteja em condições de oferecer conforto e segurança, você pode solicitar a reposição do produto dentro do prazo de 90 (noventa) dias. A solicitação de reposição do produto com defeito, dentro do prazo de garantia, deve ser feita ao Serviço de Atendimento ao Consumidor, informando o motivo da solicitação e seus dados (nome, telefone, nota fiscal, CPF). Como condição para autorização da reposição, a Posturama fará a avaliação do produto ergonômico a partir de vistoria efetuada no local de recebimento ou por fotos. Se o defeito de fabricação for constatado, a Posturama se responsabiliza pelo conserto ou troca do produto em até 30 (trinta) dias. Os termos e prazos para troca seguem as definições do Código de Defesa do Consumidor. A transportadora entrará em contato para agendar a data de retirada do produto no local da entrega.
Restituição do valor
O valor do produto devolvido, incluindo montagem e frete, será ressarcido de acordo com a forma de pagamento utilizada na compra. A restituição dos valores ocorrerá após o recebimento do produto devolvido e a análise de suas condições. O prazo para o ressarcimento começa a vigorar após a análise. Nas compras com cartão de crédito, a restituição poderá ocorrer em até duas faturas subsequentes, dependendo da data de vencimento do seu cartão. Este procedimento é de responsabilidade da administradora do cartão de crédito. Para as compras efetuadas com boleto bancário, informe seus dados bancários (Banco, Conta Corrente e CPF) ao Serviço de Atendimento ao Consumidor. O depósito no valor do produto devolvido será feito diretamente em sua conta corrente, em até 5 (cinco) dias úteis, contados a partir da chegada do produto no centro de distribuição.
Troca por erro operacional
Você também pode solicitar a troca do produto caso seja constatado erro operacional por parte da empresa. Entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor para mais informações sobre análise e condições para substituição do produto.
Recebimento de mercadoria diferente da comprada
Na hipótese de ser constatada alguma divergência entre o produto de ergonomia comprado e o recebido, você deverá recusar a entrega e informar imediatamente o erro ao Serviço de Atendimento ao Consumidor. A busca e envio do produto será providenciada pela Posturama, sem nenhum custo adicional.
Recebimento de mercadoria danificada
A Posturama procura fazer o possível para garantir o envio dos produtos em perfeitas condições para que você possa usufruir com segurança e conforto o bem-estar proposto pelo uso dos produtos ergonômicos. Por isto, ao receber seu produto de ergonomia, verifique atentamente às condições da mercadoria. Você deve ficar atento a qualquer problema com a embalagem que possa comprometer ou incapacitar o uso do produto. Caso o problema seja confirmado, recuse a entrega e informe imediatamente o Serviço de Atendimento ao Consumidor para que seja providenciado novo envio do produto ergonômico sem nenhum custo adicional. Problemas referentes a danos do produto que não tenham sido percebidos no momento da entrega também devem ser comunicados dentro do prazo de 7 (sete) dias após o recebimento.
Divergência de informação
A Posturama empenha-se em fornecer o máximo de informações possível sobre os produtos de ergonomia, disponibilizando recursos no site, indicando matérias- primas, dimensões e modo de usar. Por isso, na eventualidade de alguma divergência nas informações comprometer o uso ou a expectativa do cliente em relação ao produto, é possível solicitar o cancelamento da compra sem qualquer custo adicional. Reclamações dessa natureza devem ser dirigidas ao canal de Serviço de Atendimento ao Consumidor, informando o motivo da solicitação e seus dados (nome, telefone, nota fiscal, CPF). A Posturama realizará a avaliação da solicitação e entrará em contato em até 10 (dez) dias úteis orientando quanto a melhor solução e informando os procedimentos necessários para a devolução do produto ergonômico.
Impossibilidade de atendimento do prazo de entrega
É possível que por problemas de logística, qualidade, ou algum imprevisto operacional, a Posturama esteja incapacitada de atender ao prazo informado para realização da entrega do seu produto ergonômico. Caso isso ocorra, você será informado sobre as dificuldades, e um novo prazo de entrega será estabelecido. Se for de seu interesse, também será possível solicitar o cancelamento do pedido sem nenhum custo adicional.
Cancelamento por iniciativa da Posturama
Impossibilidade de entrega dos produtos
Caso não seja possível realizar a entrega por ausência da pessoa autorizada a receber as mercadorias, a empresa de transporte entrará em contato para agendar nova data. Se após duas tentativas a solução não seja encontrada, o Serviço de Atendimento ao Consumidor fará contato para confirmação do cancelamento em função de decurso de prazo.
Inconsistência dos dados do pedido
Caso o pedido apresente deficiência ou inconsistência de informações, o Serviço de Atendimento ao Consumidor entrará em contato para providenciar as devidas correções e assegurar a finalização do processo de entrega do seu produto de ergonomia. Na hipótese de, após duas tentativas de contato, não ser possível retificar as informações, o pedido será considerado cancelado.
Pagamento via boleto bancário
Caso tenha sido escolhida como condição de pagamento o boleto bancário, o prazo- limite para pagamento será de 2 (dois) dias após a emissão do boleto. Não efetuando o pagamento nesse período, o pedido será considerado cancelado. Atenção: para sua segurança, em ambos os casos o cancelamento será confirmado pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor, por telefone ou e-mail.
Prazo de garantia
Todos os produtos ergonômicos fornecidos pela Posturama têm prazo de garantia de no mínimo 90 (noventa) dias. A empresa limita-se à realização de serviços de reposição nos termos de condições e cujo exame realizado por profissionais da empresa constate a existência do alegado defeito de material ou manufatura. Dependendo da gravidade e extensão do problema, a Posturama poderá optar pela substituição do produto danificado por um novo, a fim de garantir sua segurança e conforto. A Posturama reserva-se a atender todas as reposições no prazo máximo de 30 (trinta) dias, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
A garantia não contempla:
Desgaste no acabamento e peças ocorridos por uso intenso ou exposição a condições adversas e não-previstas (intempérie, umidade, maresia, frio e calor intensos).
Danos causados durante o transporte do produto ergonômico, quando não tiverem sido executados pela empresa ou por profissionais por ela designados.
Mau uso, esforços indevidos ou qualquer tipo de uso diferente daquele proposto pela empresa para cada produto.
Problemas causados por montagem dos produtos de ergonomia em desacordo com o manual de instruções ou relacionados a adaptações e alterações realizadas no produto.
Problemas relacionados a condições inadequadas do local onde o produto foi instalado, tais como pisos desnivelados, presença de umidade excessiva, etc.
Maus tratos, descuido, limpeza e manutenção em desacordo com as instruções repassadas pela empresa.
Danos causados por serviços de limpeza ou conserto contratados pelo consumidor.
Danos causados por acidentes, quedas, sinistros, ataques de pragas ou agentes da natureza.
Oxidação ou corrosão devido à falta de limpeza, manutenção com produtos inadequados ou exposição a intempéries, umidade ou maresia, excetuando-se os produtos destinados ao uso nessas condições.